No ano de 2020, o Pix foi lançado para auxiliar brasileiros na realização de transferências bancárias. Uma solução viável, prática e rápida que permite enviar qualquer quantia a qualquer hora para a pessoa desejada, sem necessidade de taxas e em um processo descomplicado. Até então, antes da chegada desse meio de pagamento, era extremamente complicado e exigia burocracias caras.
Aquelas pessoas que não tinham muita experiência com tecnologia, sofriam muito, hoje em 2023, está tudo mais tranquilo, manusear o pix é muito simples, até uma criança de 5 anos consegue. E o melhor de tudo, é 100% gratuito!
Porém, aí que está o problema, pelo fato de funcionar tudo muito simples, as pessoas têm passado por golpes, tendo todo o seu dinheiro roubado.
E o pior de tudo, por mais assustador que seja, se tornou algo super comum.. um exemplo de golpe que tem acontecido bastante, é o do whatsapp. O golpista usa um número qualquer, se passando por um conhecido e pedindo dinheiro emprestado.
Quem é ingênuo, infelizmente cai.. se você tem algum familiar que já passou por isso, ou até mesmo você próprio, veja as dicas que daremos a seguir, vai te ajudar bastante no dia a dia!
Veja dicas de como escapar do golpe do pix!
Não mantenha todos os aplicativos de banco em um único celular
Essa dica é importantíssima, procure não colocar todos seus aplicativos de banco no celular que você utiliza no dia a dia.
Isso chama muita atenção dos bandidos. Use outro aparelho para realizar as transferências, e se puder o deixe em casa.
Não coloque informações pessoais em contratos suspeitos
A princípio, na hora de assinar um contrato, se ele for muito simples, não coloque suas informações pessoais, como: RG, CPF, e até o próprio pix.
É nessa hora que você cai no golpe. O contratante pode se fazer de bonzinho, mas na verdade, só quer te passar a perna. Fora que esses seus dados podem ir parar em outros lugares mais perigosos ainda. Sendo assim, todo cuidado é pouco.
- PUBLICIDADE -
Evite clicar em links de transferência
Isso acontece com várias pessoas hoje em dia, principalmente nas redes sociais. O golpista manda o indivíduo clicar em tal link, para receber tão prêmio, e pronto. Golpe aplicado com sucesso!
Apesar de ser algo rotineiro, muitas pessoas caem nesse golpe todo santo dia, principalmente os mais idosos, e os adolescentes entre 14 e 17 anos.
Reduza o limite do pix em horários que não for utilizá-lo
Por fim, nossa última dica para evitar golpes, é você limitar o limites do pix em horários que estiver mais tranquilo e não for utilizá-lo.
Essa prática vai te ajudar bastante a manter a segurança, coloque um valor bem baixo, em torno de 50R$. Pronto. Assim, caso aconteça alguma coisa, você não perderá um valor tão alto.
Para encerrar, o que você achou deste artigo? Gostou? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos. Juntos vamos combater os golpistas e as pessoas de má fé.
- PUBLICIDADE -